Surgimento da Care Materno Infantil
Toda história merece ser contada, não é mesmo? Não há nada mais bonito do que a trajetória de alguém. Quando pensamos no nascimento de um projeto, muitas vezes, ele é a soma de várias histórias de vida. E há muita beleza e potência nisso. Com a Care Materno Infantil não é diferente. A história da clínica é a soma da minha história de fonoaudióloga com a da nutricionista Renata Alves.
E foi assim… Nos conhecemos no trabalho. Ambas atuavam em uma clínica quando suas histórias se cruzaram. A Renata, nutricionista, estava investigando sobre recusa e seletividade alimentar quando a Carla, fonoaudióloga especialista no tema, apareceu. Dizem que isso tem nome: sincronicidade. A identificação mútua aconteceu como num passe de mágica e, embora com trabalhos independentes, uma passou a complementar o trabalho da outra.
Quando a Carla precisava encaminhar um paciente para um profissional de nutrição, era para a Renata que ela o indicava. E o inverso também acontecia. As duas, então, passaram a discutir casos de pacientes em conjunto, embarcaram juntas para o Chile em busca de mais especialização na temática da recusa e seletividade alimentar. A relação, cada vez mais fortalecida, começou a abrir espaço para grandes ideias e projetos em conjunto.
Foi exatamente assim que a Care Materno Infantil foi sendo gestada no coração de cada uma das profissionais. Até que um dia, de novo, a sincronicidade deu uma força. Renata estava no fim da sua licença maternidade, prestes a retornar ao consultório, quando a Carla sentiu que era hora de ter um espaço exatamente como gostaria: amplo, com ambiente específico para trabalhar a parte sensorial de seus pacientes, além de uma mini cozinha para a criançada colocar a mão na massa e ficar mais próxima dos alimentos. Pronto, as duas já sabiam o que fazer e partiram em busca de um espaço físico para transformar o sonho em realidade.
Mas a vida é uma menina muito sabida e colocou no colo da Carla e da Renata um imóvel que poderia ir muito além, que seria capaz de abrigar outros profissionais alinhados à temática das questões alimentares e, assim, oferecer às famílias, em um só lugar, uma equipe multidisciplinar altamente especializada e pronta para atender às demandas de crianças e adolescentes com questões relacionadas à alimentação. Então, a Care Materno Infantil já nasce com um time de primeira linha, composto por profissionais das áreas de fonoaudiologia, nutrição, pediatria, gastroenterologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, nutrologia e endocrinologia, prontos para atender as crianças e suas mães, tanto nas questões de dificuldades alimentares quanto em outras necessidades que cada especialidade abrange.
Ao dar vida para essa história – perdoem o clichê – brincar com as primeiras sílabas dos nomes das duas idealizadoras não poderia ter dado mais certo e a Care Materno Infantil representa exatamente aquilo que traduz seu nome: cuidado.
Então, sejam bem-vindas a este espaço multidisciplinar que tem como premissa o cuidado de duas excelentes profissionais – e mães –, que formaram um time multidisciplinar de ponta para oferecer o que há de melhor à sua família!”