Carla Deliberato

Dra. Carla Deliberato
CRFa2-13919

Em 2003, me formei fonoaudióloga pela PUC-SP e percorri um caminho profissional que me deu vasta experiência em atendimento clínico, hospitalar e domiciliar de pacientes com dificuldades alimentares (disfagia, recusa alimentar e seletividade alimentar), sequelas neurológicas e oncológicas do câncer de cabeça e pescoço e síndromes. Nessa trajetória, também atuei em comunicação alternativa e voz.

Nessa jornada profissional, tenho passagem pela Clínica Sainte Marie, Hospital Israelita Albert Einstein, Associação de Valorização e Promoção do Excepcional (AVAPE), Associação para Deficientes da Áudio-Visão (ADefAV), Unidade de Vivência e Terapia (UVT), entre outras instituições.

No entanto, o que me tornou expert em recusa e seletividade alimentar foi a maternidade. Isso mesmo. Descobri esse universo por conta de minha segunda filha, a Isabela.

O processo de introdução alimentar dela foi muito complicado. Além dela possuir alergia alimentar e refluxo, minha filha não queria levar nada à boca. Isabela, simplesmente, não tinha interesse por comer absolutamente nada que não fosse a fórmula na mamadeira. Mas, não era “só” isso. As poucas vezes em que ela aceitava algumas colheradas, sob muita insistência minha, ela logo apresentava vômitos, ficava nervosa e se recusava a continuar a refeição. Isabela chorava e vomitava muito em todas as suas refeições.

Você imagina o quanto isso pode ser desesperador para uma mãe?

Na época, a pediatra não sabia bem o que fazer. Então, arregacei as mangas e fui pesquisar na internet o que – ou quem – poderia ajudar minha filha.  Foi quando descobri o Instituto do Desenvolvimento Infantil, da Dra. Patrícia Junqueira, fonoaudióloga referência em recusa e seletividade alimentar no Brasil. Ali, um novo universo se abriu para mim. Isabela começou seu tratamento e, logo no início, teve grandes resultados.

Nesta época, decidi realizar o meu primeiro curso em recusa e seletividade alimentar para fonoaudiólogos, ministrado pela própria Patrícia Junqueira. Em seguida, tive a grande oportunidade de atuar como fonoaudióloga do Instituto sob sua supervisão.

Inclusive, vale um parêntese em minha história: sou muito grata à Dra. Patrícia Junqueira por ter auxiliado minha filha a comer e por ter me inserido no universo das dificuldades alimentares, além de ter me ensinado muito do que sei.

Depois desse primeiro passo no vasto universo da recusa e seletividade alimentar, nunca mais deixei de me especializar e buscar ampliar meu conhecimento com referências internacionais na área.

Em 2017, por exemplo, realizei o curso “Assessment and Treatment Using the SOS Approach to Feeding”, ministrado por Kay A. Toomey, PhD, e Erin S. Ross, PhD, no Instituto Fleni, em Buenos Aires.

Em 2018, concluí o curso “Feeding The Whole Child- A Mealtime Approach, ministrado por Suzanne Evans Morris, PhD, no Neurofuncional Chile, em Santiago.

Há 3 anos atuo de forma independente em meu consultório particular. Criei uma sala de atendimento diferente das tradicionais. No meu espaço, achei fundamental possuir uma mini cozinha infantil, para que a criança pudesse – literalmente – colocar a mão na massa para se aproximar cada vez mais dos alimentos.

Minha intervenção envolve o atendimento de crianças de 6 meses a 12 anos, com problemas de recusa e seletividade alimentar. Tenho muita alegria e satisfação em atuar nesta área, além de poder afirmar que registro excelentes resultados com as famílias e com os pacientes que me procuram.